Palestrantes e Painelistas

 

Alguns palestrantes, já confimaram presença, confira aqui:

Alexandre Cordeiro 

Doutorando em Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, Visiting Scholar da George Mason University em Washington, Pós-graduado em Processo Administrativo  pela Universidade de Brasília, graduado em Direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília e em Economia pelo Centro Universitário de Brasília. É ex-conselheiro do Cade e atual Superintendente-Geral do Cade. É auditor de carreira da Controladoria-Geral da União desde 2006, onde foi assessor e chefe de gabinete do Corregedor-Geral da União. Foi secretário-executivo do Ministério das Cidades. É professor de Direito Econômico e de Análise Econômica do Direito da Escola de Direito de Brasília/IDP. É professor convidado de diversas universidades e instituições de ensino tais como de Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Ibmec, Faculdade de Direito de Vitória - FDV.

Bruno Bodart

Mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal e Direito Processual Civil, bem como análise econômica do Direito.

Claudio Shikida

Doutor em Economia. Leciona na graduação e no mestrado do curso de Ciências Econômicas da UFPel (Universidade Federal de Pelotas). Foi editor da Revista da Associação Mineira de Direito e Economia (AMDE). Atualmente é Diretor Acadêmico da ABDE. Sua pesquisa se concentra em áreas da Economia Aplicada como a Análise Econômica do Direito, Public Choice, Nova Economia Institucional e Economia dos Esportes Profissionais, dentre outras.

Clenio Jair Chulze

Doutorando e Mestre em Ciência Jurídica. Juiz federal desde 2004. Professor em SC das Escolas da Magistratura Federal, Estadual e do Trabalho. Autor dos livros “Judicialização da Saúde no Século XXI” e “Direito à Saúde – Análise à luz da judicialização”.

Cristiana Sanchez

Mestre e Doutoranda em Direito Privado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Advoga com exclusividade em Direito de Família e Sucessões na Garrastazu, Gomes Ferreira & Advogados Associados. Professora do Curso de especialização em Direito e Economia da UNICAMP. Professora do Curso de especialização em Direito Civil e Processo da UNESC. Professora convidada do curso de especialização em Direito Civil e Processo Civil da UNIRITTER. Professora convidada a ministrar aulas de Direito Civil, com ênfase em Direito de Família e Sucessões em diversas instituições. Palestrante na área de Direito de Família e Sucessões. Diretora executiva do Instituto Brasileiro de Direito de Família, seccional do Rio Grande do Sul (IBDFAM/RS). Vice-Presidente do Instituto de Direito e Economia do RS (IDERS). Autora do livro Análise Econômica do Divórcio - Contributos da Economia ao Direito de Família (Livraria do Advogado Editora - 2015). Autora de artigos jurídicos na sua área de atuação. Mediadora judicial em formação pela Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação (CLIP) e pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS).

Cristiano Carvalho

Professor Livre-Docente em Direito Tributário pela USP, Mestre e Doutor pela PUC-SP e tem Pós-doutorado em Direito e Economia pela University of California, Berkeley. É professor no Mestrado em Direito dos Negócios na Unisinos, professor convidado em diversos cursos de pós-graduação, é palestrante em congressos no Brasil e em outros países, autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. É advogado.

Cristiano Oliveira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1998), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Tem experiência na área de Economia e Métodos Quantitativos, com ênfase em Microeconometria Aplicada, Análise Econômica do Direito e Economia do Crime, atuando principalmente nos seguintes temas: crime, cidades, crescimento econômico, regulação, política fiscal e vitimização.

Dóris Ghilardi


Doutora e Mestre em Ciência Jurídica pela Univali-SC; Formação e aperfeiçoamento pela Escola da Magistratura- SC – ESMESC; Professora da graduação e Mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina –com área de atuação no Dirieto Civil, com ênfase no Direito de Família e Sucessões; professora convidada permanente da ESA-SC; Professora de Cursos de Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões; Pesquisadora. Coordenadora Científica do IBDFAM-SC. Autora do livro "Economia do Afeto: Análise Econômica do Direito de Família" e co-autora do livro de Prática Jurídica Processual Civil e diversos artigos científicos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GFAM – Direito de Família e Sucessao em Perspectiva

Elena Landau

Elena Landau, mestre em economia e advogada, sócia do escritório Sergio Bermudes Advogados e diretora-presidente da Elandau Consultoria Econômica Ltda. Professora licenciada da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de janeiro. Foi professora do departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Diretora de Privatização do BNDES. Organizadora e autora dos Tomos I e II do livro “Regulação Jurídica do Setor Elétrico”, autora de diversos artigos nas áreas do direito e da economia, com destaque para os temas da Privatização , Energia Elétrica e Organização do Futebol no Brasil.

Erik Navarro

Juiz Federal 
Doutor em Direito UERJ/HARVARD Law School
Vice-Presidente da ABDE e Diretor da The Future Society Brasil. 
Coordenador do Curso Enfase

Everton das Neves

Graduado em Direito pela UniAnchieta de Jundiaí/SP e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS). Mestre em Direito, na área de Instituições Jurídico-Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC); Doutor em Direito, na área de Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/MG; Doctor en Derecho, área de Derecho Internacional Económico en la Universidad de Buenos Aires (UBA/Bs. As) – Argentina; Professor Titular do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC atuando em Analise Econômica do Direito e em Direito Econômico nas Graduações em Direito e em Ciências Econômicas da UFSC. Coordenador do Centro de Estudos Jurídico-Econômicos e de Gestão do Desenvolvimento (CEJEGD). Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFSC.

George Rodrigues

Advogado na área de Contencioso Cível por 6 anos em escritório de advocacia voltado para causas envolvendo contratos comerciais estratégicos, com atuação nos Tribunais do Sul do Brasil e Tribunais Superiores em Brasília. De 2008 a 2016 exerceu atividades ligadas à advocacia corporativa no departamento jurídico interno da AMBEV, onde passou por cargos de especialista e gerência. Desde 2017 é sócio do escritório Carvalho Machado e Timm Advogados.

 

Ivo Gico

Doutor em Direito pela USP (2006), Doutor em Economia pela UnB (2012), mestre com honra máxima (James Kent Scholar) pela Columbia Law School, Nova York (2001), Especialista em Processo Civil pelo IBEP (2000) e graduado em Direito pela UnB (1999). Atualmente é Professor de Regulação, Concorrência e Contratos no UniCEUB, além de ser membro-fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Direito & Economia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Comercial e Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: contratos, litígios complexos, cartel, práticas anticompetitivas, advocacia superior e setores regulados. Sua principal área de pesquisa é Direito Concorrencial, Direito Regulatório e Contratos.

Leonardo André Gobbo Donoso

Advogado corporativo com 13 anos de experiência profissional, com passagem por grandes empresas brasileiras e empresas globais nos setores bancário, alimentício, maquinário e químico. Formado em direito e administração de empresas, com mestrado na Espanha e EUA. Mestrando em Direito tributário na FGV SP e Gerente Sênior (Head) do Jurídico e Compliance para a América Latina de indústrias químicas globais, Hexion e Momentive.

 

Luciana Yeung

Professora Tempo Integral Adjunta e Coordenadora do Curso de Graduação em Economia do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Doutora em Economia pela Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV). Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Economia Aplicada - University of Wisconsin - Madison (2002) e em Relações Trabalhistas - University of Wisconsin - Madison (2001). Foi Pesquisadora Visitante na Escola de Direito (Boalt Hall) da Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA). Membro-fundadora e ex-Presidente (2016) da ABDE, Associação Brasileira de Direito e Economia. Coordenadora do NIAN, Núcleo em Instituições e Ambiente de Negócios do Insper. Suas áreas de pesquisa e especialização são: Análise Econômica do Direito (Law and Economics), Nova Economia Institucional, Microeconomia Aplicada, e Relações Trabalhistas.

Marcia Carla

Prof. Titular de Direito Societário PUCPR
Prof. Associada de Direito Empresarial UFPR
Pós-doc pela FGVSP (2006) e pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2012)
Pesquisadora Conv.Université de Montréal - CA (2007),Advogada , Ex presidente da ABDE e da ADEPAR,Presidente do Conselho de Administração da SANEPAR

Marissol Sapatel

Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  - PUC/SP em 2001. Extensão em Direito Administrativo pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Especialização em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Mestranda em Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas – FGV em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA.

Martin Frugóli

Advogado (Universidad Nacional de Rosario), Mediador (Universidad Nacional de Rosario), Especialista em Responsabilidade Civil (Universidad Católica Argentina), Doutorando (Universidad Nacional de Rosario. Assunto da tese relacionada com Direito e Economia em Responsabilidade Civil), Professor de Direito Privado – Seção Geral – (Universidad Nacional de Rosario), Professor de Direito Civil II -Obrigações e Responsabilidade Civil- (Universidad Nacional de Rosario), Ex Professor Adjunto Obrigações e Responsabilidade Civil (Universidad Abierta Interamericana), Advogado Coordenador Geral da Clínica Jurídica do Consumidor (Universidad Nacional de Rosario), Autor de artigos em doutrina nacionais e internacionais e livros, Professor convidado em diversos cursos de pós-graduação, é palestrante em congressos nacionais e internacionais. Sócio do escritório "Ramonda, Frúgoli &Asoc."

Peter Sester

Árbitro, advogado (“counsel”), consultor e perito jurídico (legal expert) em arbitragens domésticas e internacionais. No Brasil foi nomeado árbitro em arbitragens
submetidas, dentre outras câmaras, à CBMA (Rio de Janeiro), CIESP/FIESP (São Paulo) e da AMCHAM (São Paulo). Também atua como parecerista e presta consultoria em operações empresariais e de mercado financeiro. Peter é especializado em direito comercial, particularmente em direito societário e de mercados de capitais, bem como em arbitragem.
Publicou vários livros e mais de 80 artigos de direito. Atualmente dedica-se a um projeto ambicioso – um compêndio com o título “International Arbitration: Law and Practice in Brazil”, para a editora Oxford University Press. Desde 2006 leciona regularmente no Brasil.
Recentemente foi palestrante no Quarto Congresso Pan-American de Arbitragem da CAM CCBC em São Paulo e no Terceiro Congresso Internacional de Arbitragem da CBMA no Rio de Janeiro. No Quinto Congresso Pan-Americano da CAM CCBC moderarei o painel sobre “Desafios da administração dos conflitos societários: experiência internacional”. Peter é cidadão alemão, fluente em português, inglês, alemão, francês e espanhol.
 

 

Luciano Timm

Possui Graduação em Direito pela PUC-RS (1994) e incompleta em Economia pela UFRGS. É Mestre (1997) e Doutor (2004) em Direito pela UFRGS, com parte dos créditos de doutoramento realizados na USP. Cursou Master of Laws (LL.M.) na Universidade de Warwick (Inglaterra) e realizou pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley (Estados Unidos). No âmbito docente, é professor da UNISINOS, da FGV-SP e do CEDES, professor convidado da AJURIS e da EMAGIS, e professor visitante do PPGD da USP. Foi presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE) e do Instituto de Direito e Economia do Rio Grande do Sul (IDERS), ex-membro do Comitê de Ciências Humanas e Sociais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Marcelo Justus

Mestre (2006) e Doutor (2012) em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo. Atuou como Visiting Scientist na Harvard T.H. Chan School of Public Health (2018). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É professor no Instituto de Economia da Unicamp, onde também é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia, coordenador da Especialização em Direito & Economia, e coordenador do Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional. 

Orlando Luiz Zanon Junior

Juiz de Direito. Doutor em Ciência Jurídica pela UNIVALI. Dupla titulação em Doutorado pela UNIPG (Itália). Mestre em Direito pela UNESA. Pós-graduado pela UNIVALI e pela UFSC. Professor Programa de Pós-graduação da UNIVALI, da Escola da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC) e da Academia Judicial (AJ). Membro da Academia Catarinense de Letra Jurídicas (ACALEJ).

Patricia Godoy

Advogada formada pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação na PUC-SP e mestrado (LL.M.) na University of Chicago. Extensão na FIA-USP e CEAG/FGV.
 

Saulo Casali

Doutor em Direito (PUC/SP, 1999). Professor Associado (UFBA). Juiz Federal (SJBA, 1993-). Conselheiro (Conselho Nacional de Justiça, 2013-2015). Juiz do TRE/BA (2012/2014). Procurador da República (PR/BA, 1993). Juiz Estadual (TJBA, 1990-1993). Professor Visitante (University of Florida, Gainesville-FL, EUA, 2005, 2007, 2009, 2011 e 2012 - Université François Rabelais, Tours, França, 2012). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Cidadania - temática em análise econômica do Direito. (PPGD/UFBA, 2002-). Membro da Academia Baiana de Letras Jurídicas (2009-). Membro da World Academy of Art & Science (2006-). Membro da Academia Baiana de Direito Constitucional (2002-). Consultor CAPES (2004-). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFBA (2001-2004). Áreas de interesse: Direito Internacional, Direito Constitucional e Análise econômica do Direito.

Welber Barral

Ex-secretário de Comércio Exterior (2007 – 2011) e reconhecido especialista em defesa comercial e negociações internacionais, Welber Barral tem mais de vinte anos de experiência como consultor para agências governamentais e empresas na América Latina. Além de exercer o cargo de Sócio Sênior na Barral M Jorge, é também conselheiro da Câmara de Comércio Americana (Amcham), árbitro no Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul e na Organização Mundial do Comércio (OMC) e professor visitante em diversas universidades no Brasil e no exterior. Anteriormente, atuou como Presidente do Brazil Industries Coalition (BIC) e Conselheiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Welber Barral é Mestre em Relações Internacionais (UFSC), Doutor em Direito Internacional (USP) e Pós-Doutor em Direito do Comércio Internacional (Georgetown University).

Yhon Tostes

Doutorando pela Universidade do Vale do Itajaí e Minho. Mestre pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós graduado pela Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2012), com parte dos créditos realizados na Universidade de Alicante, Espanha.  Juiz de Direito desde. Foi Juiz Eleitoral em 06 comarcas, incluindo Joinville/SC (duas eleições). Coordenador da Escola da Magistratura de Santa Catarina, extensão de Joinville/SC.  Foi Professor da Escola da Magistratura de Santa Catarina e da Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Foi Juiz efetivo da 5ª. Turma de Recursos de Joinville (2012/203) e também Presidente (2016/2018).

Informações: Associação Brasileira de Direito e Economia (51) 33622323 abde@cemcerimonia.com.br

Divulgue e gerencie online cursos e eventos